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Marketing e Comunicação

Do Super Bowl à Carminha: super audiência ajuda a alavancar marcas

O Super Bowl é o evento esportivo de maior audiência nos Estados Unidos. O alcance é tão grande que este já é um super case de marca, com a TV como um dos principais pilares. Vem com a gente ver alguns dados interessantes e aproveite pra descobrir que no Brasil também temos fenômenos de super audiência!

Mesmo se você não for um grande fã de esportes, já deve ter ouvido falar do Super Bowl. Muito além de um evento esportivo – que já é o de maior audiência nos Estados Unidos – o Super Bowl é um  case de marca que tem a TV como um de seus principais pilares. Segundo medição da Nielsen, a partida do último domingo chegou a 49 pontos de audiência – muito perto de 2015, quando alcançou 49,7 pontos – algo próximo de 114 milhões de telespectadores.

Com tanta gente ligada na telinha para acompanhar a final, o evento atingiu um novo patamar dentro do universo televisivo: um fenômeno de “super audiência”. Por isso cada minuto da transmissão é disputado pelos anunciantes. Se a sua empresa aparecer no Super Bowl, o retorno é garantido – seja em vendas ou lembrança de marca. E o elenco também vai além de grandes jogadores em campo. A arquibancada é digna de filmes de Hollywood, com muita gente famosa; e o showbizz também está presente nos shows de abertura, intervalo, encerramento: na final deste ano, a cantora pop Lady Gaga cantou o hino dos Estados Unidos.

É bom saber que fenômenos de super audiência como o Super Bowl não são exclusividade dos americanos. Sim, nós também temos! Quer ver?

 

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Mais de um milhão de pessoas assistindo ao capítulo final de uma novela: é muita gente! Já comentamos aqui sobre o hábito do brasileiro de assistir televisão – e a novela das nove é o momento de reunião familiar, todos juntos jantando e acompanhando o capítulo do dia.

Não é à toa que a exposição de marcas na TV – ainda que indireta – reverbera diretamente no dia a dia da população. Peças de roupa, maquiagens, acessórios de decoração e inúmeros outros itens usados na ambientação de folhetins rapidamente viram objeto de desejo do público. Relembre nosso infográfico com o perfil do telespectador de novelas no Paraná!

Campanhas em TV aberta: sob medida para todos os negócios

Méri Penas: avaliar perfil da audiência é fundamental para uma campanha de TV efetiva
Méri Penas: avaliar perfil da audiência é fundamental para uma campanha de TV efetiva

É claro que anunciar no Super Bowl custa alguns milhares de dólares. Mas no Brasil o cenário é diferente, com possibilidades customizadas para cada tipo de negócio. Quem explica é Méri Penas, gerente de mídia da Vivas Comunicação: “é preciso avaliar as necessidades e objetivos de cada cliente”. Há pesquisas e ferramentas que possibilitam criar um plano de mídia em TV efetivo e que caiba no bolso.  “Basta fazer uma avaliação criteriosa quanto ao perfil de público de cada faixa/programa, de modo que se adeque à proposta da marca, tornando a campanha rentável. Se há a necessidade de trabalhar um público muito segmentado, temos que avaliar quanto deste público compõe a audiência, potencializando o custo por mil telespectadores, por exemplo”, destaca Méri.

Ela ainda reforça o potencial televisivo: “No Brasil, a TV aberta está presente em 95% dos domicílios. É um meio de comunicação de  massa de alta penetração, sem dúvida”, finaliza.

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