Menu Busca

Marketing e Comunicação

Livros de cabeceira do profissional de marketing e administração

Com ajuda de dois profissionais da área, elaboramos uma lista com livros imprescindíveis à capacitação e ao aprimoramento na atuação empresarial

A leitura é uma das principais ferramentas para quem deseja investir na carreira profissional e no desenvolvimento corporativo, pois oferta capacitação técnica. Ler, estar informado, acompanhar notícias sobre mercado e economia é o melhor método para se manter qualificado em um mundo onde inovação e mutação ditam o rumo dos negócios.

A lista de livros que servem a esta capacitação profissional é enorme e possui os mais diversos temas e abordagens: alguns dão dicas, outros inspiram e motivam e ainda há aqueles que ensinam didaticamente conceitos e posicionamentos. Sendo tantas as possibilidades, pedimos a contribuição de dois profissionais para elencar cinco livros indispensáveis ao marketing e à administração.

Professor e escritor, Felipe Belão indica livros que retratam o novo cenário mercadológico e estimulam uso da criatividade

O escritor e professor de Criatividade, Mídia e Marketing da FAE Felipe Belão aponta dois livros que considera essenciais à cabeceira de qualquer profissional da área:

1-  A Cauda Longa: mercado de massa para o mercado de nicho – Chris Anderson

Para Belão, este é um livro que possibilita o entendimento de uma nova realidade de negócios: “A Cauda Longa revela outra tendência de mercado, que seriam os nichos. O livro explica esta nova realidade mercadológica e, englobando a internet, propõe novos pensamentos e linguagens comunicacionais”.

2- Thinkertoys – Michael Michalko

“Este é um livro diferenciado e muito interessante, pois busca contribuir e estimular técnicas de pensamento criativo e despertar o lado artístico do marketing, como formas de proporcionar novas soluções ao mercado de negócios. Eu acredito que quanto mais profissionais trabalharem com a criatividade e o lado artístico de suas ações, melhor se tornarão as empresas e mais bonito ficará o mercado”, afirma. 

Professor e Doutor, Fumagalli aposta em livros que promovem o desenvolvimento profissional e corporativo

O professor e Doutor em administração Luís Fumagalli também contribuiu com a nossa lista de livros fundamentais ao desenvolvimento profissional e empresarial:

3- A Grande Transformação – Karl Polanyi

Segundo Fumagalli, esta é uma leitura que descreve os desafios atuais e é necessária ao entendimento dos contextos históricos que marcaram as evoluções sociais e econômicas ao longo do tempo. “A Grande Transformação é uma obra importantíssima para quem quer entender a evolução da economia e da sociedade de mercado, pois explica a mudança dos fatores de produção, a destruição da ordem social básica, das modificações dramáticas nas instituições e na natureza humana”, destaca.

4 – A Arte do Começo – Guy Kawasaki

Para Fumagalli, este é um livro que estimula o espírito empreendedor e ações realizadas com paixão e sabedoria. “A Arte do Começo é um livro muito interessante, voltado para o empreendedorismo e que demonstra de uma maneira muito clara e objetiva como iniciar um negócio e atrair potenciais investidores”, explica.

5-  O Essencial de Drucker – Peter Drucker

A última sugestão de Fumagalli é um livro voltado à gestão e estratégia empresarial, que busca o aprimoramento do corpo de negócios. “Esta é uma obra fundamental do “Papa” da Administração, Peter Drucker, que compila 60 anos de sua obra, tratando com maestria dos princípios e das práticas de gestão e de como estas afetam a performance de empresas e pessoas”, finaliza.

Artigos relacionados

0 respostas para “Livros de cabeceira do profissional de marketing e administração”

Deixe uma resposta