Menu Busca

Marketing e Comunicação

Profissionais de atendimento dão dicas para melhorar a comunicação em 2016

A relação entre agência e cliente está mudando. E pode ficar ainda mais dinâmica! Quem dá as dicas para melhorar esta comunicação são os próprios profissionais da área. Eles destacam a transparência e o aprofundamento como características essenciais deste trabalho. Aproveite as dicas!

O atendimento é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento eficaz e funcional do trabalho publicitário, atualmente mais engajado em criar vínculos e proximidade com seus clientes. Produção criativa e bom relacionamento se igualaram em importância e prioridade, coexistindo como aspectos necessários à boa prática da publicidade.

Desta forma, o entendimento aprofundado das dificuldades e expectativas de um determinado cliente tornou-se passo fundamental para a execução de um trabalho mais instrumentalizado e apto a oferecer soluções. Para confirmar esta tendência conversamos com diversos profissionais de atendimento, que apontaram formas de se conquistar uma atuação mais assertiva no mercado. Vamos conferir?

RPC-Melhore-sua-comunicacao--karine-vargas

Karine Vargas | Diretora de atendimento e planejamento da Contenido

“A publicidade atual está mais preocupada em criar relacionamentos sólidos com os seus clientes, resultado de um mercado competitivo, que não entrega somente jobs, mas também qualidade e entendimento certeiro do funcionamento das marcas. Este posicionamento, voltado a uma parceria efetiva, proporciona maior proximidade e percepção das necessidades e expectativas de ambas as partes. Agência e cliente precisam firmar vínculos de parceria e empatia para atuarem de forma mais inteligente e funcional, o que minimiza tempo de entrega e traz mais dinâmica aos trabalhos desenvolvidos. E neste ponto, algumas características, como confiança, transparência e comprometimento, são essenciais. É necessário afinidade com o cliente e principalmente com a essência da marca para estreitar laços e conquistar uma compreensão mais profunda dos resultados que desejamos alcançar. O que vivemos é uma relação de familiaridade, de contato honesto e engajado com nossos clientes”.

RPC-Melhore-sua-comunicacao-fabiano-pereira

Fabiano Pereira | Diretor de planejamento da Mediterrâneo Marketing e Propaganda

“Um bom atendimento exige vínculos fortes e compromisso com resultados. Para isto, a agência tem que emergir na realidade de seu cliente e engajar os colaboradores da empresa. Ela deve demonstrar sua capacidade de desenvolvimento humano e econômico e os benefícios que pode agregar ao cliente. Este novo papel das agências vai além da comunicação para entrar no campo do envolvimento e da afetividade. É respirando o ambiente comercial que o atendimento poderá oferecer as melhores ações e soluções para a dinâmica da empresa. Então, acredito que o fundamental é ser capaz de conhecer e viver o sonho de cada cliente”.

 

RPC-Melhore-sua-comunicacao--juliana-mehl

Juliana Mehl | Diretora de atendimento da Olé Propaganda

“Para alcançar bons resultados no atendimento publicitário é preciso estudar a fundo as características da marca, obter o máximo de informações sobre ela, compreender e problematizar suas necessidades. A funcionalidade deste trabalho depende de um contato próximo e alinhado, no qual transparência na comunicação é um aspecto fundamental. Outro ponto é a capacidade plástica da agência. O atendimento não pode ser um processo rígido, mas uma atuação personalizada, apta a se adequar a cada cliente e suas respectivas necessidades”.

 

 

RPC-Melhore-sua-comunicacao--ricardo-bilibio

Ricardo Bilibio | Responsável pelo atendimento da Roda Gigante

“Acredito que para existir um bom relacionamento entre agência de publicidade e cliente é fundamental um diálogo aberto e que valorize a atuação de ambas as partes. O resultado disto é mais proximidade e empatia e maior entendimento da proposta de cada um. Não pode faltar confiança, transparência e dedicação neste relacionamento. O papel do atendimento, valendo-se destes pontos que enriquecem a relação com o cliente, é ir a fundo, viver o cotidiano da empresa, entender suas necessidades, identificar seus problemas e propor soluções assertivas”.

 

 

RPC-Melhore-sua-comunicacao--melissa-ludovico

Melissa Ludovico | Diretora de contas da Mirum

“Estamos vivenciando a criação de um novo formato de atendimento, no qual não basta mais um briefing bem feito e uma comunicação pontual. Mergulhar no universo da marca e no que ela deseja comunicar tornou-se essencial. Atualmente é necessária muita imersão e parceria para propor soluções e obter resultados. O atendimento já não é mais uma ponte entre a criação e o cliente, mas agente atuante e essencial para uma relação de confiança e transparência. Por isso, as agências e seus profissionais de atendimento estão buscando envolvimento aprofundado com o business de seus clientes, pois entenderam que para gerar bons resultados precisam se inserir no contexto de cada marca e vivenciá-lo ao máximo”.

 

 

RPC-Melhore-sua-comunicacao--Juliana-Arnulf

Juliana Arnulf | Diretora Superintendente de Atendimento do Grupo OM

“Na minha visão, o atendimento de agência deve atuar como um consultor da área de marketing e comunicação do cliente. A sua atuação deve ser ampla e holística em relação a todos os temas relacionados ao negócio, mercado, produtos, concorrência e ao segmento. A agência deve conhecer profundamente o mercado de atuação do cliente, acompanhando os resultados e levantando sempre os desafios e oportunidades. A premissa de se colocar sempre no lugar do cliente final de forma ampla e aprofundada também é fundamental para o sucesso desta relação. Para o atendimento funcionar de forma eficiente são necessários curiosidade, pró-atividade, aprofundamento e atenção aos detalhes”.

Que tal aproveitar estas dicas para tornar seu trabalho de comunicação mais dinâmico em 2016? Vamos juntos!

 

Artigos relacionados

0 respostas para “Profissionais de atendimento dão dicas para melhorar a comunicação em 2016”

Deixe uma resposta