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Mídia e Meios

TV, web e outras mídias: campanhas de comunicação integrada são aposta entre as grandes marcas

Durante a nona edição do ProXXIma, ações da Globo Marcas demonstraram exemplos de sucesso na relação entre mídias e publicidade.

A ProXXima, feira de negócios que proporciona o intercâmbio de ideias entre marcas e conteúdos, reuniu  entre os dias 18 e 19 de maio  aproximadamente dois mil profissionais e possibilitou o compartilhamento de informações e experiências. O exemplo de sucesso e pioneirismo vivido pela rede Globo foi um dos destaques do evento. A emissora demonstrou tanto a eficácia quanto a necessidade de um relacionamento mais próximo e direto entre marca e público, integrando atrações televisivas às ações divulgadas em seus portais. O objetivo desta iniciativa é definir as formas com as quais o anunciante pode utilizar o espaço digital para acessar seu público e reforçar sua mensagem.

Os resultados obtidos do diálogo entre plataformas integradas e estratégias de branded content ganharam destaque no evento por sua rentabilidade e capacidade produtiva. Vale lembrar que estas ações integradas são conteúdos ou informações com capacidade de migrar de um meio para o outro, por exemplo, da telinha para a web.

 

Trocando experiências bem-sucedidas

Antecipando as mudanças tecnológicas que estavam a caminho, a Globo marcas criou o departamento de Produtos & Soluções, com o objetivo de pensar e viabilizar novos formatos publicitários. Os domínios virtuais da emissora, numa iniciativa visionária, investiram em narrativas de comunicação integrada, que hoje representam 72% dos projetos negociados nas áreas comerciais e de mídias digitais.

O palestrante e diretor de comercialização de mídias da emissora, Eduardo Becker, afirmou durante o evento que os cases de branded content associados às plataformas digitais são renovados quinzenalmente, fluxo que deve aumentar no próximo semestre. Entre os cases mais bem sucedidos da Globo está o transmitido durante o reality show Superstars (2014), no qual o público pôde acompanhar, simultaneamente, a disputa final entre os participantes do programa na televisão e acessar um passeio dos apresentadores no novo Ford Ka pelo portal da emissora. Outro exemplo da integração entre as atrações televisivas da Globo e mídias digitais foi a cena em que Paolla Oliveira apareceu nua na minissérie Felizes para Sempre?. Quem não estava na frente da telinha para contemplar a beleza exuberante da atriz pôde correr para a internet e conferir o capítulo. Num período de 14 dias, a cena rendeu mais de 10 milhões de acessos ao site da Globo.

E a repercussão popular foi além: Paolla virou meme na internet e se tornou a fantasia mais popular no carnaval de 2015. Como Becker ressalta, toda ação tem uma reação. A ação reverberou em sites e redes sociais, foi comentada, postada e compartilhada.

Foto Editora Globo. Eduardo Becker, diretor de comercialização da Globo Mídias Digitais
Foto Editora Globo. Eduardo Becker, diretor de comercialização da Globo Mídias Digitais

 

Segmentar para conquistar

Outra iniciativa da rede Globo, que se soma às apostas de comunicação integrada e que ganhou amplitude nos debates realizados durante o ProXXIma , é a segmentação da audiência com o modelo de compra Ogon. A plataforma – que monitora os 215 sites da rede Globo – viabiliza a segmentação do público-alvo de cada anunciante através do perfil, costumes e preferências dos internautas. Desta forma, os anunciantes e seus conteúdos publicitários terão acesso certo e seguro aos indivíduos que a marca deseja alcançar.

O Ogon pretende fortalecer e afinar a relação entre público e marca, associando-os de acordo com os dados de navegação de cada usuário. Para Becker, a plataforma, que compila 51 milhões de internautas, amplia as possibilidades de investimento em publicidade e facilita a interação entre anunciante e consumidor. É uma aposta e tanto nas novas e crescentes relações midiáticas e digitais!

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